Não precisamos de tantas sacolas plásticas em casa

Sacolinhas em TNT para diversas finalidades

A geóloga Claudia Chow conta como é sua campanha doméstica para substituir as sacolas plásticas do supermercado.

As minhas sacolas que uso para fazer compras por mais incrível que possa parecer eu tirei do lixo. Sim, lá dos EUA. Estava eu na empresa do meu primo tentando recompensar a minha estadia na casa dele com uma faxina no escritorio da empresa e achei nesses lixinhos de mesa as 2 sacolas de pano (foto abaixo). Não sei se jogar as coisas no lixo assim é regra geral nos EUA, mas meu primo nem reciclar o lixo recicla, por preguiça mesmo.

E desde então (abril de 2007) eu levo minhas sacolas no supermercado e tento convencer meu pai a fazer o mesmo. Mas ele acha que as sacolas plásticas são super úteis para colocar o lixo. O detalhe que ele não percebe é que não precisamos de tantas sacolas plásticas em casa. Pelo menos uma coisa meu pai tem feito quando faz compras maiores no supermercado é sempre pedir caixas de papelão, que ele acha uma mão na roda na hora de colocar os recicláveis.

Não sou radicalmente contra as sacolas plásticas, mas acho que as pessoas perderam o bom senso na hora de usá-las. Se pode colocar o objeto comprado na bolsa ou pode carregar na mão pra que pegar uma sacola? Ou para que colocar os frascos de amaciante e desinfetantes nas sacolas tão frágeis do supermercado? As embalagens de amaciante são super práticas de carregar. Tem até uma alça pra você usar. Precisamos mudar o jeito de pensar. Essa mudança leva tempo.

Por Blog do planeta